Olá meus amores, tudo bem com vocês? No post de hoje o assunto é sobre a higiene íntima feminina, sei que ainda é um assunto de muito tabu falar sobre nossas regiões íntimas e por isso resolvi reunir algumas informações e dicas, que ao longo desse meus anos de vida fui errado e aprendendo, junto claro com a orientação de um ginecologista de confiança. Da última vez que fui ao ginecologista eu aproveitei para fazer algumas perguntas que são dúvidas de muitas de nós mulheres.
“E não! Sua vulva, vagina ou pepeca como quiser chamar, não vai ter cheiro de flores ou gosto de pudim.”
Não use sabonete íntimo
O sabonete íntimo pode alterar o PH da sua flora vaginal e por ser uma região que a pele é mais sensível pode acabar causando coceiras, alergias e até candidíase. O indicado é usar sabonete normal, neutro ou de glicerina, mas caso se sinta confortável utilizando o sabonete íntimo o ideal é não utilizar todos os dias, essa foi indicação do ginecologista que eu coloquei o meu DIU MIRENA.
Não lave demais
Sim! Isso mesmo, a nossa vagina e vulva pode ter o PH alterado por conta do excesso de limpeza, e alterando a flora vaginal podem ocorrer coceiras, alergias e até infecção. O ideal é lavar com água e sabão um vez ao dia no banho, no restante do dia apenas seque com papel higiênico delicadamente.
Não use protetor diário todos os dias
Apesar de ser um produto exatamente para este fim, o protetor diário pode deixar sua pepeca mais quente, úmida e abafada e isso pode novamente alterar a flora vaginal matando as bactérias que fazem parte do nosso sistema, podendo causar fungos e bactérias que não fazem parte da nossa flora vaginal e novamente podendo causar infecções e alergias.
Durma sem calcinha
Outra dica muito boa e importante para a saúde da sua pepeca é deixar ela respirar, inclusive todos os ginecologistas que já fui em toda minha vida me recomendaram isso. A dica é usar a hora de dormir para ficar sem nenhum roupa ou sem calcinha pelo menos, e no dia a dia evitar calcinhas sintéticas e que seja apertadas. Dê preferência sempre para calcinhas de algodão!
Fazer xixi após ter relação
Urinar logo após ter relações e limpar a região íntima também é muito importante pois pode evitar infecções que podem ser levadas do canal vaginal para o canal urinário. E NÃO! A dica de fazer xixi depois da relação sexual não é para evitar uma gravidez o que muitas pessoas dizem por ai.
Aqui tem um post de outro site explicando o que é a flora vaginal.
SE INSCREVA NO YOUTUBE!