BRASILEIROS NA POLÔNIA

VISTO

imagesSe você é Brasileiro e já pensou em visitar ou se mudar para polônia. Então vem comigo que tenho varias dicas pra você.

Vamos falar primeiramente sobre o visto, e independente do motivo da sua viagem com permanência máxima de 90 dias não é necessário o visto de entrada, caso você queria o visto de longa estadia seja ela pra estudar ou trabalhar devera entrar no site www.e-konsulat.gov.pl, caso você pretenda estudar na polônia, você pode se matricular em um curso de idiomas (em escola de línguas ou universidade) ou em um curso superior, e com a matrícula em mãos você solicita o Visto Nacional em Brasília ou Curitiba.

Para trabalhar na polônia, você deve ser contratado por uma empresa local (ou tentar vagas de empregos em sites) Na maioria dos casos a própria empresa cuidará da permissão de trabalho para você. Já na Polônia, durante o período de validade do visto, você precisa requerer a permissão de residência (karta pobytu) na sede administrativa da província na qual você reside. E o  visto nacional (categoria D), ele permite que você permaneça no país durante seu período de validade, que é de no máximo 365 dias. E nesses 90 dias você pode viajar outros países como : Alemanha, Espanha, Portugal, Franca, Irlanda dentre outros.

No meu caso vim com meu marido e ele veio a trabalho e nos aplicamos para o visto aqui na polônia. O responsável pelo RH já havia solicitado uma lista de documentos, então ela nos levou para um escritório de imigração juntamente com outras pessoas da empresa, dizem que demoram de 3 á 6 meses o processo de aprovação…Estamos no aguardo rs.

 

EMPREGO

trabalho1

A área que mais emprega e a da tecnologia (TI), creio que mais da metade dos brasileiros que estão aqui são programadores, mas em outros setores também existem muitas vagas para pessoas que têm o português como idioma fluente ou nativo.

 

 

 

 

 

MOEDA

 

polish-currency-money-zloty-poland-banknotes-coins-close-up-31352333A moeda polonesa é o Złoty (PLN), podemos dizer que quase sempre, é mais vantajoso comprar euro no brasil e vender na polônia. Pelo simples motivo que o real é uma moeda exótica para as casas de câmbio polonesas (e vice-versa), isso faz com que elas normalmente não ofereçam taxas muito boas na troca direta.

Isso tudo também depende da cotação atual e das taxas de cada casa de câmbio. Pode-se usar euro na polônia? Sim mas pouquíssimos lugares aceitam moedas estrangeiras.

 

 

QUALIDADE DE VIDA

qdv-coaching

Haa esse é um assunto que eu adoro falar rsrs. Vamos começar deixando claro que isso varia da realidade e prioridade de cada pessoa. Uma das questões mais importantes pra mim é sobre a violência, na polônia a sensação de segurança é incomparável, andar de madrugada na rua após ter pegado o train depois da balada sem medo, ir caminhar na praia a noite depois de jantar, usar o celular na estação de metro enfim todas essas coisas que o brasileiro cada dia mais tem medo de fazer.

A paranóia do brasileiro de olhar para os lados antes tirar a carteira ou o celular do bolso aqui não existe, mesmo em lugares que os poloneses consideram “perigosos”. É claro que existem pessoas mal-intencionadas em qualquer lugar do mundo. É importante mencionar que a violência no país está, na maioria das vezes, ligada a torcidas organizadas de futebol. A qualidade dos alimentos como frutas, verduras e legumes dentre outros são realmente excelente. Sem contar na quantidade verdes que temos ao nosso redor, muitos parques e praças, ótimos para quem tem crianças.

 

CUSTO DE VIDA

coste-vida

Em comparação ao brasil, graças à recente desvalorização do real,  não é mais tão vantajoso, e no final das contas, o custo de vida depende muito da cidade onde você mora e dos hábitos de cada pessoa.

Existem vários supermercados que da pra fazer aquela economia, o mais famoso deles e o Biedronka, Auchan, Piotr i paweł, Carrefour, podendo também comprar online no Tesco não é um dos mais baratos mas para quem não tem tempo e nem carro vale a pena.

Sobre valor de aluguel varia entre 900 á 3.500 zloty vai depender do que você procura e qual bairro. Alguns apartamentos já vem com; agua, luz, gás e condomínio e muitas das vezes mobiliado. Internet eu pago 89,00 Zloty por 250 MB nem se compara com o brasil eu pagava 226,00 reais 10 MB e era tristeza pra não falar outra coisa.

 

IDIOMA

downloadO idioma oficial da Polônia é o polonês. E reconhecidamente, uma das línguas mais difíceis do mundo. Os poloneses apreciam muito qualquer esforço de um estrangeiro para falar sua língua, até mesmo por que eles sabem que não é uma tarefa fácil e você demonstra simpatia pelo povo e pela cultura do país. Na polônia existem muitas escolas de idiomas que ensinam polonês para estrangeiros, além de uma grande oferta de professores particulares (alguns, inclusive, falam português).

Dá para se virar na Polônia só com o inglês? A resposta é sim a maioria dos jovens poloneses fala o idioma (os mais velhos geralmente falam alemão e/ou russo) e nas áreas turísticas, quase todos os profissionais estão preparados para se comunicar em inglês. Mas lembre-se você está na Polônia, então ninguém é obrigado a falar qualquer outro idioma senão o polonês. Se você pretende morar em um país estrangeiro, acredito que aprender o idioma local seja uma questão de respeito.

 

Por hoje é só um grande beijo e até o próximooo💋

 

VEJA TAMBÉM

Culinária Polonesa

 

Curiosidades sobre a Polônia

 

Fonte: (https://medium.com/@paulorely/dicas-para-brasileiros-na-pol%C3%B4nia-24119b05f5e0).

 

No Comment

Deixe uma resposta

Sobre Mim

Wiloke

Jéssica Oliveira

Olá, eu sou Jéssica Oliveira, natural de Minas Gerais, aqui irei compartilhar com vocês minhas experiências, meu dia-a-dia em videos, posts e fotos. Obrigado por visitar meu blog e se inscreva no meu canal.

Inscrever-se no Canal

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 2.768 outros assinantes