ESCOLIOSE O QUE É ? MINHA HISTÓRIA

Olá meus amores, tudo bem por ai?! Hoje nos vamos mudar um pouquinho de assunto e falaremos de Escoliose. Você  já ouviu falar? Conhece alguém que tenha?

 

 

O QUE É

A escoliose nada mais é do que um desvio causado na coluna vertebral, levando a uma deformidade na costas e na região torácica. Existem três tipos a escoliose: A Idiopática, que é  a mais comum, que ocorre na maioria dos caso em mulheres. A sua causa ainda não é conhecida, porem tem influência de alguns fatores:

  • Genéticos
  • Melatonina
  • Anomalias em fibras musculares

 

 

A escoliose Neuromuscular decorre de problemas como fraqueza muscular ou do controle precário dos músculos, ou também devido à doenças como paralisia cerebral, distrofia muscularespinha bífida e pólipo.

 

 

E a última é a escoliose Congênita que se caracteriza por problemas de má formação das vértebras (ossos da coluna vertebral) ou fusão de costelas durante o desenvolvimento do feto ou recém-nascido.

 

EXISTE TRATAMENTO ?

Sim, quando se descobre a escoliose em fase inicial ou dependendo do caso, os médicos recomendam na maioria dos casos o uso de colete. Cada caso tem um colete específico, que é feito sob medida, e o tempo de uso também vai depender de cada paciente.

Olha a saliência ali do lado esquerdo.

 

A cirurgia é indicada a partir dos 45 graus de curvatura ou seja antes disso você poderá recorrer ao RPG, Colete e outros exercícios que podem ajudar a manter a sua curvatura sem evoluir.

 

  • De 0 à 10 graus: não há necessidade de tratamento fisioterápico.
  • 10 à 20 graus: há necessidade de tratamento fisioterápico.
  • 20 à 30 graus: tratamento fisioterápico e uso de colete ortopédico ou de Milwakee.
  • 30 à 40 graus: uso do colete ortopédico ou Milwakee.
  • 40 à 50 graus: somente tratamento cirúrgico.

 

SOBRE MIM

Não lembro a data exatamente de quando descobrir, mas foi entre 11 e 12 anos de idade. Estávamos brincado e minha irmã mais velha percebeu algo estranho. Fomos ao medico e constataram escoliose, na época disseram que era a escoliose idiopática mas com algumas pesquisas e ida ao médico descobrimos que é a escoliose congênita, causada na formação do feto, por deformidade na coluna vertebral. Eu tenho duas uma no começo e a outra no final da coluna, fiz o uso de coletes por 3 anos e pouco se não me engano, e usei dois tipos de coletes.

Colete Milwaukee

 

 

E o outro que não me lembro o nome, mais parecido com uma cinta mais grosseira e de plástico.

 

 

Atualmente, fui em 2 médicos e ambos não recomendaram a cirurgia. Tenho 46 graus e sinto dores leves dependendo do dia e dos meus esforços físicos. Não tomo nenhum remédio prescrito pelos médicos, apenas relaxante muscular quando tenho dor ou outro remédio para dor qualquer.

Nunca fiz fisioterapia ou algo do tipo, irei começar com RPG e pilates para ajudar com as dores e na postura já que não pratico qualquer tipo de esporte ou academia.

 

 

O mais importante é você se aceitar e se amar. Sempre vai existir pessoas para fazer piadas e serem desagradáveis, mas lembre-se de que ninguém precisa ser perfeito para ser amado e ser aceito pelos amigos e familiares.

Quero deixar aqui meu agradecimento a todas pessoas que me apoiaram, desde sempre e nunca se afastaram de mim. Nunca imaginei que fosse compartilhar isso e hoje tenho confiança e maturidade o suficiente para poder ajudar outras pessoas que passam pelo mesmo que eu.

 

 

 

Então é isso um grande beijo e até o próximooo💋

1 Comment

  • Larissa Soares Silva
    31 de julho de 2018

    Oi eu estou usando o telefone da minha mãe

    Meu nome é Larissa Soares Silva tenho 12 anos e eu estou com escoliose minha escoliose está com 18° ( dezoito graus )
    Eu descobri a mais ou menos a 1 mês pq eu estava tocindo demais e fui no médico e fizeram um Raio X para ver se eu tinha alguma coisa depois eu fui no D.r. Bruno e ele falou que eu tinha escoliose . Ele falou que é para eu ter uma vida normal e que minha escoliose pode aumentar mas daqui a três meses eu voltar lá para ver se minha escoliose aumento ou diminui ou continuou do mesmo Jeito

    Eu moro em Rio Verde-Go

Deixe uma resposta

Sobre Mim

Wiloke

Jéssica Oliveira

Olá, eu sou Jéssica Oliveira, natural de Minas Gerais, aqui irei compartilhar com vocês minhas experiências, meu dia-a-dia em videos, posts e fotos. Obrigado por visitar meu blog e se inscreva no meu canal.

Inscrever-se no Canal

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 2.768 outros assinantes